terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O Verdadeiro Natal

Sem dúvida, o Natal é a data mais festejada do cristianismo. Nem mesmo os ateus conseguem fugir do Natal, e de uma ou outra maneira são confrontados com essa festa.
Mas até que ponto conseguimos realmente compreender o significado do Natal?
Em pensamentos sempre lembramos da estrebaria e da criança na manjedoura.
Mas esse é apenas um dos fragmentos visíveis do que aconteceu naquela ocasião.
O Natal é muito mais. Ele é a primeira ligação entre o céu e a terra.
Trata-se de um encontro da glória invisível de Deus com a nossa existência humana.
O eterno e poderoso Deus, uma personalidade que não pode ser compreendida pelo nosso raciocínio, um poder que não pode ser expresso em palavras, enviou o Seu Filho Jesus para a terra. Cristo, o Filho de Deus, teve de tornar-se homem!
Certamente Deus poderia ter agido de outra maneira. Ele poderia ter dado uma aparência sobre-humana a Seu Filho, como a um anjo, enviando-O para a terra. Mas assim Jesus não ter-se-ia tornado homem, e Ele também seria sempre visto somente como um ser sobrenatural.
O Natal é o convite de Deus a nós seres humanos: venham, vejam meu Filho! O verdadeiro encontro com Jesus, o verdadeiro Natal, também fez com que os magos do Oriente mudassem os seus planos de viagem: "Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2.12).
O encontro com Jesus protegeu-os de um novo encontro com o Seu adversário.
O Natal também é uma ordem de Deus a nós: siga por outro caminho!
O grande perigo em relação ao Natal está na tradição exterior.
Brilho de luzes e cânticos de Natal não fazem o Natal. Ele somente torna-se uma festa verdadeira se encontrarmos Jesus de verdade e se por meio disso ocorrer uma mudança no rumo da nossa vida.
O encontro com Jesus abre os nossos ouvidos interiores para a exigência do Altíssimo: siga por outro caminho! Estamos dispostos a obedecer ao que Deus nos ordena?
A festa do Natal deveria sempre recordar de maneira viva essa profunda verdade de que Jesus é o maior presente de Deus para nós, e essa festa também faz com que nos preocupemos a respeito de como procedemos em relação a tal presente.
Você já aceitou essa dádiva com gratidão ardente e entregou a Ele o seu coração?
Deus tem o melhor presente para você.
E o melhor presente de Natal que alguém pode receber é: perdão dos pecados, paz, amor, vida eterna, vida abundante, a garantia de uma herança.
Você não gostaria de receber agora mesmo o presente da vida eterna que Deus tem para lhe dar?
Basta pedir. Será o melhor presente que você já ganhou na vida. E não existe melhor época para recebê-lo do que agora!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Amado irmão Dilson. Gostei muito da reflexão sobre "O Verdadeiro Natal". Verdadeiramente a humanidade precisa conhecer e viver essa verdade profunda, que transforma vida e corações; muito além de festas e trocas de presentes, pois isto é bom sim, mas quando se tem como mensagem e comemoração principal, o nascimento do nosso salvador Jesus Cristo. Deus te abençoe! Um Abraço e Feliz Natal.

Seu irmão em Cristo: Jorge

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.